No dia 13 de agosto de 2025, a vereadora Débora Guedes apresentou o Requerimento nº 006/2025, solicitando ao Chefe do Poder Executivo Municipal a implantação de turmas de Estimulação Precoce, conforme previsto no Termo de Cooperação Técnica 01/2025 firmado entre a SEMED e a APAE.
O requerimento destaca a importância da abertura de turmas voltadas ao atendimento de crianças de 0 a 3 anos, 11 meses e 29 dias de idade, que apresentem atraso no desenvolvimento neuropsicomotor com hipótese diagnóstica de Deficiência Intelectual e Múltipla e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Segundo a justificativa apresentada, essas crianças terão o desempenho funcional avaliado e receberão atendimento especializado para estimulação precoce das funções em atraso. O objetivo é oferecer acompanhamento ainda na primeira infância, visando estimular aspectos sociais, cognitivos, comportamentais, linguísticos e sensório-motores.
A vereadora ressaltou que a iniciativa é fundamental para promover inclusão e garantir atendimento adequado desde os primeiros anos de vida.
O requerimento foi protocolado e apresentado no plenário da Câmara Municipal de Palmas.