Palmas, 27 de junho de 2025 – A Prefeitura de Palmas divulgou nota oficial informando que, em cumprimento à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o vice-prefeito, Pastor Carlos Eduardo Batista Velozo (Agir), assume hoje, de forma interina, o cargo de Prefeito em Exercício. A medida foi adotada após o STF manter a prisão preventiva do prefeito Eduardo Siqueira Campos, no âmbito da Operação Sisamnes
“A Prefeitura de Palmas informa que, em cumprimento à decisão do Supremo Tribunal Federal, o vice‑prefeito Pastor Carlos Velozo passa, a partir desta data, a responder pelo Poder Executivo Municipal como Prefeito em Exercício. O ato será publicado no Diário Oficial do Município desta sexta‑feira”
A prisão do prefeito Eduardo Siqueira Campos foi determinada pelo ministro Cristiano Zanin, relator da Operação Sisamnes no STF, sob suspeita de envolvimento em esquema de vazamento de informações sigilosas do STJ, além da possível venda de decisões judiciais. A Polícia Federal executou a medida preventiva ainda na manhã desta sexta e Eduardo permanecerá detido no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Palmas.
O que muda com a posse de Velozo
Com o afastamento provisório do prefeito, Carlos Velozo assume imediatamente a administração, garantindo a continuidade dos serviços públicos, a estabilidade da gestão municipal e o cumprimento das pautas do Executivo. A formalização do ato será realizada com publicação no Diário Oficial do Município ainda hoje. A Câmara Municipal também será oficialmente informada sobre a mudança.
Próximos passos judiciais
Eduardo Siqueira Campos já passou por audiência de custódia e a Justiça Federal confirmou a manutenção da prisão preventiva, o que reforça o afastamento imediato do cargo.A defesa deverá protocolar pedidos de revogação da prisão, e ainda não está claro quando ocorrerá a próxima etapa do processo.