Neste sábado (1º), os Deputados e Senadores realizaram a eleição dos novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado. O deputado Hugo Motta, do Republicanos, saiu vitorioso e será o responsável pela presidência da Câmara Federal pelos próximos dois anos.
Antes da eleição, os líderes partidários se reuniram para definir os nomes que ocupariam os cargos da mesa diretora da Câmara. Foi formado um bloco com apoio tanto da oposição quanto do governo em favor de Hugo Motta. O PL e o União Brasil assumiram a primeira e a segunda vice-presidências, enquanto PT, PP, PSD e MDB ficaram responsáveis pelas quatro secretarias.
A eleição começou com discursos dos três principais candidatos: Marcel Van Hattem, do Novo; Pastor Henrique Vieira, do PSOL; e Hugo Motta, do Republicanos.
Em seguida, Arthur Lira, do Progressistas, fez seu último discurso como presidente da Câmara, fazendo um balanço dos quatro anos à frente da Casa e destacando as principais conquistas e desafios enfrentados durante seu mandato. Lira se despediu da presidência com um discurso de agradecimento e reconhecimento aos colegas deputados e à equipe que o acompanhou ao longo de sua gestão.
A vitória de Hugo Motta representa uma nova fase para a Câmara Federal, e agora ele assume a responsabilidade de comandar o Legislativo durante os próximos dois anos, com a missão de promover a articulação política e avançar nas pautas que impactam diretamente a população brasileira.