Secretária de Educação, Prof. Débora Guedes, Celebra Criação da Superintendência de Educação Inclusiva em Palmas para Atender Alunos com Deficiência e Transtornos

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Secretária de Educação, Prof. Débora Guedes, Celebra Criação da Superintendência de Educação Inclusiva em Palmas para Atender Alunos com Deficiência e Transtornos

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A Prefeitura de Palmas deu um passo significativo em direção à promoção da inclusão educacional ao anunciar, no último dia 6 de janeiro, a criação da Superintendência de Educação Inclusiva. Inserida dentro da estrutura da Secretaria Municipal da Educação (Semed), a nova superintendência visa atender às demandas de alunos com deficiência e outros transtornos, garantindo que essas crianças e adolescentes tenham um acesso mais amplo e efetivo à educação.

A medida, celebrada pela secretária municipal da Educação, professora Débora Guedes, é um marco na busca por um ambiente escolar mais inclusivo, onde todos os estudantes possam aprender sem discriminação ou barreiras. Segundo Guedes, a criação da superintendência tem como principal objetivo combater a evasão escolar entre alunos com deficiência, assegurando igualdade de oportunidades e promovendo um ambiente acolhedor para todos. “A inclusão na escola é um direito fundamental, e queremos avançar na garantia desse direito para todos os nossos estudantes”, afirmou a secretária.

O novo setor será formado por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais das áreas de educação, saúde e assistência social. Esses especialistas serão responsáveis por elaborar, implementar e monitorar políticas públicas que promovam a inclusão escolar, visando uma abordagem pedagógica que atenda às diversas necessidades dos alunos com deficiência ou transtornos.

A Superintendência de Educação Inclusiva terá atribuições importantes, como a capacitação contínua de educadores e gestores, a elaboração de práticas pedagógicas inclusivas, e a criação de uma infraestrutura escolar acessível. Além disso, será responsável por promover articulações intersetoriais com outras secretarias e órgãos municipais, garantindo uma abordagem mais integrada e eficaz nas ações de inclusão.

Para coordenar o setor, a professora Francisca Vera Alves Martins, que possui uma vasta formação acadêmica, foi nomeada para o cargo. Com especializações em neuropsicopedagogia, ensino híbrido e metodologias ativas, Vera traz uma abordagem interdisciplinar ao cargo, garantindo que a Superintendência de Educação Inclusiva esteja alinhada às melhores práticas pedagógicas para atender alunos com diferentes necessidades.

O novo órgão será composto por três áreas fundamentais: a Diretoria de Atendimento Educacional Especializado, a Gerência de Educação Bilíngue de Surdos e a Gerência de Educação para Transtornos de Neurodesenvolvimento. Essas divisões permitirão um acompanhamento mais detalhado e especializado das necessidades de cada aluno, seja no atendimento a deficiências físicas ou no desenvolvimento de estratégias educacionais para crianças com transtornos de neurodesenvolvimento.