O técnico de futebol e proprietário da TV Jovem Palmas (Record Tocantins), Vanderlei Luxemburgo, filiou-se ao Podemos no último sábado (06/04). O anúncio foi feito tanto no Instagram de Luxa quanto no da presidente nacional do partido, a deputada federal Renata Abreu, de São Paulo.
“É com muita alegria que dou as boas-vindas ao meu querido Vanderlei Luxemburgo ao Podemos”, escreveu a presidente na publicação onde aparece ao lado do técnico.
Renata Abreu também afirmou que a filação do empresário na legenda representa um grande ganho.
“Sua filiação é um grande ganho para nosso partido, e eu tenho certeza de que sua experiência e dedicação serão inestimáveis”, enfatizou a deputada.
A intenção de Luxemburgo é participar das eleições municipais em Palmas. Atualmente, o empresário é cotado para compor a chapa capitaneada por Eduardo Siqueira Campos (Podemos), como candidato a vice-prefeito.
TENTATIVAS NO PODER E SUCESSO NOS CAMPOS
Nas eleições de 2022, Vanderlei Luxemburgo tentou ser candidato ao Senado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), mas teve os planos frustrados após o ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha, presidente estadual do PSB, tomar a vaga. A situação na época gerou discussões nos encontros do partido e ruptura de vínculos.
Luxa é o técnico com mais títulos do Brasileirão. Treinou grandes equipes do futebol brasileiro e a Seleção Brasileira, além de ter tido uma breve passagem pelo Real Madrid. Considerado o introdutor de esquemas táticos, foi eleito em 1999 o melhor treinador de Seleções do mundo pela IFFHS. Ele também lidera a lista de treinadores ganhadores de campeonatos estaduais no século XXI, com nove conquistas. Além disso, é o maior campeão de estaduais da região Sudeste (treze títulos) e do Paulistão (nove títulos).