Tiago Dimas retoma mandato e celebra decisão que reafirma a força da democracia

CasaNotíciasPolítica

Tiago Dimas retoma mandato e celebra decisão que reafirma a força da democracia

Compartilhe

Após retotalização determinada pelo TSE, Justiça Eleitoral reconhece os 42.970 votos que garantem o retorno de Dimas à Câmara dos Deputados

A manhã desta segunda-feira (9) marcou um momento de justiça e reconhecimento da soberania do voto popular no Tocantins. Com a retotalização dos votos proporcionais das eleições de 2022, realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), Tiago Dimas (Podemos) reassume o mandato de deputado federal, ocupando a vaga anteriormente atribuída a Lázaro Botelho (PP).

A cerimônia no TRE-TO, em Palmas, ocorreu após notificação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com base em nova diretriz que exige o mínimo de 20% de votação para a participação nas chamadas “sobras eleitorais”. Como o Progressistas não alcançou esse índice, a vaga passou a ser do Podemos, partido de Tiago Dimas, que teve a maior média de votos no novo cálculo.

A mudança cumpre determinação recente do Supremo Tribunal Federal (STF), que em março decidiu aplicar à eleição de 2022 a nova interpretação sobre as sobras eleitorais. A decisão reposiciona Dimas no cenário político nacional e fortalece a representatividade do Tocantins no Congresso.

Cerimônia Pública de Retotalização – 09/06/2025