A secretária de Educação de Palmas, Débora Guedes, reforça o compromisso com inovação, formação docente e gestão escolar eficiente.
A Prefeitura de Palmas oficializou nesta terça-feira (29) a adesão ao Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), iniciativa do Governo do Tocantins que visa qualificar a educação pública por meio de investimentos em gestão, formação docente e tecnologia. A formalização ocorreu durante agenda no gabinete do governador Wanderlei Barbosa, com a presença do prefeito Eduardo Siqueira Campos e da secretária municipal da Educação, Débora Guedes.
Débora Guedes destacou que a adesão representa um avanço estratégico para a rede municipal de ensino, permitindo acesso a formações continuadas, modernização da gestão escolar e ferramentas para elevar os índices de aprendizagem.
“Para nós, educadores de Palmas, é uma alegria a formalização dessa parceria com a Seduc, que vai possibilitar que nossos professores tenham acesso a formações alinhadas com as demandas atuais da educação, além de fortalecer a rede municipal com estratégias eficientes, prezando pela melhoria dos índices de aprendizagem e valorização dos profissionais”, afirmou Débora, agradecendo o convite feito pelo governador.
Já o prefeito Eduardo Siqueira Campos destacou que o programa permitirá maior controle e avaliação por unidade escolar, promovendo a qualidade da educação em Palmas.
Sobre o Profe
O Programa de Fortalecimento da Educação (Profe) é uma política pública integrada entre Estado e municípios, com ações previstas até 2027. Coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o programa prevê:
Formação continuada para professores;
Modernização da gestão escolar;
Assessoramento técnico;
Compartilhamento de boas práticas;
Investimentos em obras, tecnologia e valorização dos servidores.
Criado por meio de lei sancionada em 28 de agosto de 2023, o Profe é um marco na política educacional do Tocantins, priorizando eficiência, inclusão e reconhecimento nas redes estadual e municipais.