Em uma eleição marcada pela confirmação de seu favoritismo, o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) foi eleito presidente do Senado neste sábado (1º), com 73 votos dos 81 senadores. O parlamentar superou seus adversários Eduardo Girão (Novo-CE) e Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), que obtiveram 4 votos cada.
Esta será a segunda vez que Alcolumbre ocupará o cargo, após já ter presidido a Casa de 2019 a 2021, em um processo eleitoral turbulento, marcado por desistências, votos fantasmas e disputas sobre o controle de comissões. Diferentemente da eleição passada, o clima desta vez foi mais tranquilo, e ele retoma a presidência após apoiar Rodrigo Pacheco (PSD-MG), seu antecessor no cargo.
De acordo com dados da plataforma Radar do Congresso, Alcolumbre possui uma taxa de governismo de 84%, refletindo sua postura alinhada com as pautas do governo nas votações. Durante o último biênio, o senador também presidiu a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o colegiado mais importante do Senado.